Já é constatado de muito tempo, a eficácia no processo de desenvolvimento infantil, o uso da Música no Currículo Escolar (especialmente no ensino fundamental*). Além de ser uma excelente terapia que irá auxiliar na formação emocional e cultural, também pode ser utilizada como um importante meio de estímulo às outras matérias escolares. Enumerei alguns itens, baseado em três eixos principais da formação da criança do ensino fundamental, que mostram de diversos ângulos da Educação Infantil dessa faixa etária, utilizando a Música como peça estrutural no Programa Educativo.
Os três eixos da formação são:
FORMAÇÃO PESSOAL
FORMAÇÃO CULTURAL
FORMAÇÃO SOCIAL
1- FORMAÇÃO PESSOAL
– Traz alegria à vida da criança
– Contribui para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras.
– Educa os sentimentos cívico-sociais, influindo na moldagem do caráter.
– Se corretamente integrada às outras disciplinas, a música desperta o desempenho do aluno que passa a ter uma média de aprendizado muito maior em todas elas.
– Disciplina emoções: timidez, medo, agressividade (musicoterapia).
– Contribui para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras.
– Educa os sentimentos cívico-sociais, influindo na moldagem do caráter.
– Se corretamente integrada às outras disciplinas, a música desperta o desempenho do aluno que passa a ter uma média de aprendizado muito maior em todas elas.
– Disciplina emoções: timidez, medo, agressividade (musicoterapia).
2- FORMAÇÃO CULTURAL
– A música é cultura: Desconhecê-la portanto, seria um prejuízo de grandes proporções a formação cultural da criança.
– Desperta o senso rítmico.
– Desenvolve a sensibilidade musical, baseada no ritmo, no som e na palavra.
– Faz apreciar as realizações do mundo artístico em rádio, TV ou Internet.
– Desperta a criatividade, tornando a criança capaz de elaborar suas próprias músicas.
– Desperta o senso rítmico.
– Desenvolve a sensibilidade musical, baseada no ritmo, no som e na palavra.
– Faz apreciar as realizações do mundo artístico em rádio, TV ou Internet.
– Desperta a criatividade, tornando a criança capaz de elaborar suas próprias músicas.
3- FORMAÇÃO SOCIAL
– Estimula o perfeito convívio coletivo.
– Implanta o gosto pelo canto em coro, levando a criança a começar a compreender o que é trabalhar em equipe e a importância disso na sociedade.
– Mantém a confraternização entre escolares e a comunidade.
– Apresenta à criança, numa idade propícia, repertórios diferentes como música erudita, folclórica, popular, religiosa e etc.
– Desperta o nacionalismo e desenvolve a cultura nacional com aprendizados dos hinos pátrios.
– Faz com que a criança se envolva com os projetos, e esteja sempre ocupada “quase” o bastante para evitar problemas, melhorando inclusive no aspecto disciplinar.
– Implanta o gosto pelo canto em coro, levando a criança a começar a compreender o que é trabalhar em equipe e a importância disso na sociedade.
– Mantém a confraternização entre escolares e a comunidade.
– Apresenta à criança, numa idade propícia, repertórios diferentes como música erudita, folclórica, popular, religiosa e etc.
– Desperta o nacionalismo e desenvolve a cultura nacional com aprendizados dos hinos pátrios.
– Faz com que a criança se envolva com os projetos, e esteja sempre ocupada “quase” o bastante para evitar problemas, melhorando inclusive no aspecto disciplinar.
Os meios de utilização da Música no aprendizado fundamental pode ser criativamente distribuído entre ocasiões festivas ou comemorativas até brincadeiras de objetivo pedagógico. Abaixo, alguns exemplos:
• Canções próprias da ocasião animam e enfatizam o tema de datas comemorativas e motivam as crianças. Dependendo do nível de musicalidade em que estejam as crianças, as músicas inclusive podem ser compostas por eles mesmos.
• Temas como: Amizade, Férias, Natal, Festas Juninas, entoados com entusiasmo, proporcionam à escola um convívio mais tranqüilo.
• Os conhecimentos gerais, o cálculo, a linguagem oral oferecem temas fecundos para a musicalização na escola.
• No teatro, nas dramatizações, o canto é parte integrante e geralmente, imprescindível como trilha sonora ou simplesmente para tornar o ambiente alegre e festivo.
• Canções populares ou folclóricas podem ser usadas como “paródias”, de ênfase humorística ou de conscientização social.
• Na Educação Física, a música é uma aliada forte do educador(a), facilitando a automatização de movimentos.
• Uma oficina de montagem de instrumentos musicais ou simplesmente uma sala de exposição de instrumentos, podem ser instaladas na escola.
• A formação de bandinhas (principalmente de percussão) é uma ótima sugestão para projetos de música na escola.
Jonatas Terceiro - Músico, Arranjador e Diretor da Editora Primórdios
Bibliografia:
Enciclopédia Ilustrada para Educação Básica - Ed. Atenas
Nenhum comentário:
Postar um comentário