quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ARTISTAS VOTAM PROPOSTAS DO VEREADOR LUIZ CARLOS SANCHES

Centenas de artistas tupãenses aprovam propostas do vereador Luis Carlos Sanches

          Músicos, cantores, grupos de dança, artistas plásticos, escritores, grupos de teatro, conservatórios da cidade, artesãos e representantes da astronomia aprovaram os projetos de autoria do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, que visam fomentar a cultura em Tupã. A última audiência pública ocorreu no dia 18 deste mês, na antiga Casa da Cultura “Altino Martinez”.
Desde julho, o vereador Luis Carlos Sanches tem promovido audiências públicas com os diversos segmentos culturais da cidade para discutir o Conselho Municipal de Cultura, a Lei de Incentivo Fiscal à Cultura e o Sistema Municipal de Cultura. Além da classe artística tupãense, as propostas ganharam o apoio de famosos como o cantor Ed Motta e os jornalistas Pedro Bassan e Fernando Mitre.
Durante a audiência, Luis Carlos Sanches leu as propostas e colocou as mesmas em votação. Os representantes da classe artística também tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões para serem votadas. Uma proposta defendia que o Conselho Municipal de Cultura fosse constituído por 13 representantes. Já a outra previa 37 representantes (18 da sociedade e 18 do Poder Executivo e um da Câmara Municipal). O público optou pela composição de 37 membros. Todos os segmentos querem estar representados, pois é um anseio muito antigo dos artistas. Assim, todos querem participar.
Com a aprovação das propostas, o vereador Luis Carlos protocolará, na Câmara Municipal, a lei que institui o Conselho Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Cultura para ser apreciada pelos vereadores. Já o projeto da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura será entregue ao prefeito para que ele encaminhe a proposta para ser votada pela Câmara Municipal a fim de evitar o vício de iniciativa.

O projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Cultura também cria o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e estabelece diretrizes para políticas públicas de cultura, visando metas e implantação do Plano Municipal de Cultura, de acordo com o Plano Nacional de Cultura. Além disso, a proposta cria o Fórum de Debates Cultural e institui conferências anuais.
Nas audiências públicas do mês de julho, o vereador Luis Carlos conheceu os anseios dos instrumentistas, cantores, grupos de dança, artistas plásticos, escritores, grupos de teatro e conservatórios da cidade. Esses encontros foram essenciais para a elaboração do projeto do Sistema Municipal de Cultura, cuja proposta é valorizar e divulgar os talentos artísticos de Tupã, criando formas para que eles possam desenvolver sua arte com o apoio e valorização do poder público e iniciativa privada.
As audiências públicas do Sistema Municipal de Cultura também serviram para unir os segmentos culturais em torno de discussões que visam garantir o fomento das atividades artísticas em Tupã. Agora, a classe artistística espera que as propostas discutidas sejam implantadas pelo poder público. Nas próximas semanas, os projetos serão entregues ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e à secretária Municipal de Cultura e Turismo, Aracelis Góis Morales.

Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário