Músicos, cantores, grupos de dança, artistas plásticos, escritores, grupos de teatro, conservatórios da cidade, artesãos e representantes da astronomia aprovaram os projetos de autoria do presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, que visam fomentar a cultura em Tupã. A última audiência pública ocorreu no dia 18 deste mês, na antiga Casa da Cultura “Altino Martinez”.
Desde julho, o vereador Luis Carlos Sanches tem promovido audiências públicas com os diversos segmentos culturais da cidade para discutir o Conselho Municipal de Cultura, a Lei de Incentivo Fiscal à Cultura e o Sistema Municipal de Cultura. Além da classe artística tupãense, as propostas ganharam o apoio de famosos como o cantor Ed Motta e os jornalistas Pedro Bassan e Fernando Mitre.
Durante a audiência, Luis Carlos Sanches leu as propostas e colocou as mesmas em votação. Os representantes da classe artística também tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões para serem votadas. Uma proposta defendia que o Conselho Municipal de Cultura fosse constituído por 13 representantes. Já a outra previa 37 representantes (18 da sociedade e 18 do Poder Executivo e um da Câmara Municipal). O público optou pela composição de 37 membros. Todos os segmentos querem estar representados, pois é um anseio muito antigo dos artistas. Assim, todos querem participar. Desde julho, o vereador Luis Carlos Sanches tem promovido audiências públicas com os diversos segmentos culturais da cidade para discutir o Conselho Municipal de Cultura, a Lei de Incentivo Fiscal à Cultura e o Sistema Municipal de Cultura. Além da classe artística tupãense, as propostas ganharam o apoio de famosos como o cantor Ed Motta e os jornalistas Pedro Bassan e Fernando Mitre.
Com a aprovação das propostas, o vereador Luis Carlos protocolará, na Câmara Municipal, a lei que institui o Conselho Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Cultura para ser apreciada pelos vereadores. Já o projeto da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura será entregue ao prefeito para que ele encaminhe a proposta para ser votada pela Câmara Municipal a fim de evitar o vício de iniciativa.
O projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Cultura também cria o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e estabelece diretrizes para políticas públicas de cultura, visando metas e implantação do Plano Municipal de Cultura, de acordo com o Plano Nacional de Cultura. Além disso, a proposta cria o Fórum de Debates Cultural e institui conferências anuais.
Nas audiências públicas do mês de julho, o vereador Luis Carlos conheceu os anseios dos instrumentistas, cantores, grupos de dança, artistas plásticos, escritores, grupos de teatro e conservatórios da cidade. Esses encontros foram essenciais para a elaboração do projeto do Sistema Municipal de Cultura, cuja proposta é valorizar e divulgar os talentos artísticos de Tupã, criando formas para que eles possam desenvolver sua arte com o apoio e valorização do poder público e iniciativa privada.
As audiências públicas do Sistema Municipal de Cultura também serviram para unir os segmentos culturais em torno de discussões que visam garantir o fomento das atividades artísticas em Tupã. Agora, a classe artistística espera que as propostas discutidas sejam implantadas pelo poder público. Nas próximas semanas, os projetos serão entregues ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e à secretária Municipal de Cultura e Turismo, Aracelis Góis Morales.
Tiago Pettenuci
Assessor de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário