sexta-feira, 27 de maio de 2011

FRASE

A MÚSICA NASCEU PARA TRANSMITIR UM POUCO DO QUE NÃO SE PODE VER , MAS APENAS SENTIR !

segunda-feira, 23 de maio de 2011

OUVIR MÚSICA É TERAPIA QUE AJUDA NA CURA DE DOENÇAS

Ouvir música é terapia que cura doenças

Além de um valor estético, a música também tem uma aplicação terapêutica que visa recuperar, manter e aumentar o bem-estar do ser humano. O tipo de música e os efeitos que produz dependem de fatores como a freqüência, a intensidade e o timbre do som

Judith Martínez
Em Barcelona

O conceito de doença e a atividade terapêutica têm sofrido mudanças ao longo dos séculos. Por outro lado, as reações das pessoas às experiências musicais permaneceram praticamente imutáveis. Na antiguidade, tanto a música como os instrumentos eram considerados como dádivas dos deuses - em algumas culturas fala-se da origem divina dos tambores. O musicólogo alemão Alfred Einstein considera que "o som deve ter sido algo incompreensível para o homem primitivo, e, conseqüentemente, misterioso e mágico".

Hoje se reconhece o valor terapêutico da música e ela é utilizada para "aumentar, manter ou restaurar um estado de bem-estar - usando também as experiências musicais e as relações que se desenvolvem a partir delas - de uma forma sistemática e científica", diz Kenneth Bruscia. A musicoterapia "é uma profissão estabelecida no campo da saúde que utiliza a música para tratar necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de indivíduos de todas as idades", conforme define a Associação Americana de Musicoterapia. Apesar de a profissão ser reconhecida nos Estados Unidos desde 1950, na Espanha é diferente. "A maioria dos musicoterapeutas tem título de mestrado, uma vez que a carreira não existe na graduação", explica o musicoterapeuta Joan Aureli Martí. A Associação Catalã de Musicoterapia trabalha para que a profissão "seja considerada dentro do campo da saúde, apesar de também trabalharmos com educação especial", afirma a atual presidente e coordenadora do curso de mestrado do Instituto Superior de Estudos Psicológicos (ISEP), Isabel Agudo. A associação reúne pessoas e entidades relacionadas com a disciplina para promover o uso, o desenvolvimento e a divulgação da música como terapia, tanto preventiva quanto curativa, com o fim de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Num processo terapêutico, a música pode ser usada para trabalhar as habilidades motoras (coordenação, equilíbrio, mobilidade e sincronização), cognitivas (estímulo do pensamento, interação verbal, atenção, imaginação, percepção sensorial), de comunicação (tanto verbal como não verbal), e sócio-emocionais (ela ajuda a expressar e compartilhar sentimentos e promove a interação social). O tratamento deve ser executado por um musicoterapeuta e tem como objetivo restabelecer ou melhorar a saúde por meio de experiências musicais. A personalidade do terapeuta (que ao longo do tempo evoluiu do mago para o monge e, finalmente, para o musicoterapeuta), assim como a condição do paciente e a relação entre eles são fundamentais para o êxito do método. Deve existir por parte do paciente uma vontade de submeter-se ao tratamento, além de uma confiança mútua. O paciente deve desfrutar da amizade de quem cura e dar-lhe total confiança, como fez Felipe 5º que, sofrendo de uma aguda depressão, contratou o italiano Farinelli como cantor pessoal, depois de comover-se com a expressividade de sua voz.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Já é constatado de muito tempo, a eficácia no processo de desenvolvimento infantil, o uso da Música no Currículo Escolar (especialmente no ensino fundamental*). Além de ser uma excelente terapia que irá auxiliar na formação emocional e cultural, também pode ser utilizada como um importante meio de estímulo às outras matérias escolares. Enumerei alguns itens, baseado em três eixos principais da formação da criança do ensino fundamental, que mostram de diversos ângulos da Educação Infantil dessa faixa etária, utilizando a Música como peça estrutural no Programa Educativo.
Os três eixos da formação são:
FORMAÇÃO PESSOAL
FORMAÇÃO CULTURAL
FORMAÇÃO SOCIAL
Música no ensino fundamental - musicalização
1- FORMAÇÃO PESSOAL
– Traz alegria à vida da criança
– Contribui para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras.
– Educa os sentimentos cívico-sociais, influindo na moldagem do caráter.
– Se corretamente integrada às outras disciplinas, a música desperta o desempenho do aluno que passa a ter uma média de aprendizado muito maior em todas elas.
– Disciplina emoções: timidez, medo, agressividade (musicoterapia).
2- FORMAÇÃO CULTURAL
– A música é cultura: Desconhecê-la portanto, seria um prejuízo de grandes proporções a formação cultural da criança.
– Desperta o senso rítmico.
– Desenvolve a sensibilidade musical, baseada no ritmo, no som e na palavra.
– Faz apreciar as realizações do mundo artístico em rádio, TV ou Internet.
– Desperta a criatividade, tornando a criança capaz de elaborar suas próprias músicas.
3- FORMAÇÃO SOCIAL
– Estimula o perfeito convívio coletivo.
– Implanta o gosto pelo canto em coro, levando a criança a começar a compreender o que é trabalhar em equipe e a importância disso na sociedade.
– Mantém a confraternização entre escolares e a comunidade.
– Apresenta à criança, numa idade propícia, repertórios diferentes como música erudita, folclórica, popular, religiosa e etc.
– Desperta o nacionalismo e desenvolve a cultura nacional com aprendizados dos hinos pátrios.
– Faz com que a criança se envolva com os projetos, e  esteja sempre ocupada “quase” o bastante para evitar problemas, melhorando inclusive no aspecto disciplinar.
Os meios de utilização da Música no aprendizado fundamental pode ser criativamente distribuído entre ocasiões festivas ou comemorativas até brincadeiras de objetivo pedagógico. Abaixo, alguns exemplos:
• Canções próprias da ocasião animam e enfatizam o tema de datas comemorativas e motivam as crianças. Dependendo do nível de musicalidade em que estejam as crianças, as músicas inclusive podem ser compostas por eles mesmos.
• Temas como: Amizade, Férias, Natal, Festas Juninas, entoados com entusiasmo, proporcionam à escola um convívio mais tranqüilo.
• Os conhecimentos gerais, o cálculo, a linguagem oral oferecem temas fecundos para a musicalização na escola.
• No teatro, nas dramatizações, o canto é parte integrante e geralmente, imprescindível como trilha sonora ou simplesmente para tornar o ambiente alegre e festivo.
• Canções populares ou folclóricas podem ser usadas como “paródias”, de ênfase humorística ou de conscientização social.
• Na Educação Física, a música é uma aliada forte do educador(a), facilitando a automatização de movimentos.
• Uma oficina de montagem de instrumentos musicais ou simplesmente uma sala de exposição de instrumentos, podem ser instaladas na escola.
• A formação de bandinhas (principalmente de percussão) é uma ótima sugestão para projetos de música na escola.
Jonatas Terceiro -  Músico, Arranjador e Diretor da Editora Primórdios
Bibliografia:
Enciclopédia Ilustrada para Educação Básica  -  Ed. Atenas

FACULDADES DE MUSICA NO NOSSO ESTADO

SÃO PAULO Início da Página UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO BAURÚ - USC(BACHARELADO)
Rua Irmã Arminda, 10/50 - Jardim Planalto - 17044-160
Bauru - SP
e-mail: postmaster@usc.br
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP(BACHARELADO)
Cidade Universitária Zeferino Vaz - Cidade Universitária
Campinas - SP
e-mail: rondon@turing.unicamp.br
FACULDADE DE MÚSICA SANTA CECÍLIA - FAMUSC(BACHARELADO)
Praça Barão do Rio Branco, 59 - Centro - CEP 12400-000
Pindamonhangaba - SP
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP(LICENCIATURA)
Av. Costabile Romano, 2201 - Ribeirânia - CEP 14096-380
Ribeirão Preto - SP
e-mail: webmaster@odin.unaerp.br
CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL DE SÃO PAULO(BACHARELADO)
Rua Conselheiro Crispiniano, 352, 2º andar - Centro - CEP 01037-000
São Paulo - SP
FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES(BACHARELADO)
Rua Almeida Torres, 264 - Aclimação - CEP 01530-010
São Paulo - SP
e-mail: cgomes@www.sisteli.com
FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO - FMSP(BACHARELADO)
Av. Nova dos Portugueses, 365 / 385 - Santa Terezinha - CEP 02462-080
São Paulo - SP
e-mail: mozarteum@sti.com.br
FACULDADE SANTA MARCELINA SÃO PAULO - FASM(LICENCIATURA)
Rua Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes - CEP 05006-020
São Paulo - SP
e-mail: fasm.sp@mandic.com.br
FACULDADE. MARCELO TUPINAMBÁ - MARTUP(GRADUAÇÃO NÃO INFORMADA)
Rua Vergueiro, 2087 - Vila Mariana
São Paulo - SP
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU/FIAM/FAAM(BACHARELADO)
Rua Taguá, 150 - Liberdade - CEP 01508-010
São Paulo - SP
e-mail: metro@access
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL(BACHARELADO)
Av. Ussiel Cirilo, 225 - Vila Jacuí - São Miguel Paulista - CEP 08060-070
São Paulo - SP
e-mail: unicsul@eu.ansp.br
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP ( SÃO PAULO )(BACHARELADO)
Alameda Santos, 647 - CEP 01419-901
São Paulo - SP

GRANDE ORQUESTRA DE NOSSA CIDADE

Orquestra Maestro Julio de Castro

PROGRAMA JESUINO PEREIRA 16/05/2001

ONTEM PROGRAMA JESUINO PEREIRA , MUITO BOM PUDE ABORDAR VÁRIOS TEMAS RELACIONADOS A MUSICA E MUSICOS DE TUPÃ . CONTINUEMOS NA LUTA PARA CRIAR ASSOCIAÇÃO DOS MUSICOS DE TUPÃ QUE IRA TRAZER MUITOS BENEFICIOS PARA A CIDADE E REPRESENTAR DIGNAMENTE NOSSA CLASSE . CONTINUAMOS AGUARDANDO REUNIÃO COM ARACÉLIS GÓIS MORALES  ( SECRETÁRIA CULTURA DE NOSSA CIDADE ) .

CONGRESSO DISCUTE ENSINO DE MUSICA NA AMÉRICA LATINA

Congresso discute ensino de música na América Latina

Um dos principais desafios da educação musical nos países da América Latina é ampliar a literatura sobre a música da região. A opinião é do guitarrista Lupa Santiago, coordenador pedagógico e vice-diretor da Faculdade Souza Lima, em São Paulo. Ele representará o Brasil no Congresso de Escolas Latino-Americanas de Música (Claem), que será realizado de 26 a 29 de abril em Santiago, no Chile.
"Esse congresso tem a grande função de expor o panorama da música na América Latina. Todos os países da região têm grandes festivais de música, mas pouco se sabe disso. E existe uma literatura muito limitada sobre música. Há necessidade de livros em português e em espanhol", explica o professor, que tem uma "capivara" musical extensa, dentro e fora do palco.

Além dos nove discos que já gravou, é autor de três livros: "Improvisação Moderna I", "Play Along de Métricas Ímpares" e "Dicionário de Acordes e Condução de Vozes". Os livros foram lançados no Brasil pela Editora Souza Lima e, no exterior, pela editora alemã Advance Music. A editora da escola ainda lançou, em março do ano passado, um método para ensino de baião e samba. "E a gente quer aprender com os livros deles e levar os nossos também. Vou fazer workshop dos meus livros lá. Todos os autores participarão de workshops. Além desse intercâmbio, músicos de 15 países vão tocar, com integração prática."

Lupa também tocará composições suas na companhia do contrabaixista peruano Oscar Stagnaro - músico vencedor de dois prêmios Grammy com Paquito D'Rivera pelos discos "Live at the Blue Note" e "Brazilian Dreams" - e o baterista chileno Nacho Mena, que já integrou a banda de Ornette Coleman e tocou com Nana Vasconcellos, Sivuca, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti... a lista é muito ampla e irrestrita, igualmente dentro e fora do palco. Mena também é diretor da Universidade do Pacífico, onde será realizado o Congresso.

terça-feira, 10 de maio de 2011

AVISO AOS MUSICOS DE TUPÃ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ESTAMOS GANHANDO FORÇA , CONTATOS ESTÃO SENDO FEITOS , PESSOAS ESTÃO NOS PROCURANDO , ESTAMOS LUTANDO MUITO , MAS O IMPORTANTE É QUE DEUS ESTÁ CONOSCO , DISSO EU TENHO CERTEZA . EM BREVE EM TUPÃ ASSOCIAÇÃO DOS MUSICOS DE TUPÃ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

VISITA A NH PRODUÇÕES

MUITO BEM RECEBIDO POR PAULO ( PROPRIETÁRIO )

VISITA A NH PRODUÇÕES

PROPRIETARIO PAULO E NOSSO COLABORADOR JUNIOR .

quarta-feira, 4 de maio de 2011

IMPORTANTE AOS MUSICOS DE TUPÃ !!!!!!!!!!!

Notícias

Professores de música solicitam apoio do vereador para criação de Associação

por Renny Vidrich em 15 de abril de 2011 | 14:44 | 0 Comentários
Professores de música solicitam apoio do vereador para criação de Associação Na manhã de sexta-feira (15), o vereador Lucas Machado (PSDB) recebeu em seu gabinete a visita dos professores de músicas Marcelo Campos e Ivanilton Bagagi, onde discutiram a viabilidade de criar uma associação para unir os músicos de Tupã. Segundo Marcelo, os músicos tupãenses precisam de espaço para as apresentações, 

VISITA AO ESTUDIO PRÓ-MUSIC

JUNIOR EU E HELRYS ( PROPRIETARIO )

VISITA AO ESTUDIO PRÓ-MUSIC

MUITO BEM RECEBIDO PELOS PROPRIETÁRIOS LUCIANO ( FOTO ) E HELRYS .

terça-feira, 3 de maio de 2011

TENHA FÉ , ACREDITE NO QUE FAZ , NÃO TENHA VERGONHA E VENÇA !!!

ao ver esse video , e em meio a luta para iniciar em tupã uma associação de musicos que venha a dar credibilidade a esses profissionais , qualificação e primcipalmente devolver sua auto estima achei pertinente repassar a todos . ASSISTAM ATÉ O FINAL !!!   ABRAÇOS .

segunda-feira, 2 de maio de 2011

GRANDE COMPANHEIRO DE TRABALHO

JHONNY ( PROF DE GUITARRA E GUITARRISTA DA BANDA ALMANAQUE  !! GRANDE PROFISSIONAL ...

PROGRAMA TV CIDADE ( 03/05/11)

AMANHÃ GRAVAÇÃO PROGRAMA CANTORA THAIS FONSECA , FALANDO UM POUCO SOBRE UMT ( UNIÃO DOS MUSICOS DE TUPÃ ) . E OUTROS .